sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nasceu!!!!



A escola de Gramsci e a Gestão Democrática: um olhar para a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio


 Resumo

O presente trabalho busca explicitar a concepção da Escola Unitária de Gramsci e de como a Gestão Democrática torna-se meio de assegurar essa proposta educativa. A partir do conceito da escola unitária, que traz à tona o debate sobre as concepções de politecnia e a relação educação-trabalho, é apresentada a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, uma proposta concreta da escola idealizada por Gramsci, trata-se portanto de um estudo de caso. Entendendo a educação enquanto constituição cultural de sujeitos livres, e entendendo a centralidade do trabalho enquanto mediação para a realização do homem histórico, enfatiza-se nesta análise, mediados pela teoria, que contará com autores como Gramsci, Saviani, Manacorda, Nosella, Frigotto, Leher, à necessidade de refletir e compreender a urgência de se construir processos educativos que conduzam as novas gerações para uma formação omnilateral contrária a lógica neoliberal.   

Um comentário: